11 de fevereiro de 2013

Caravana de Artesania em Juiz de Fora e região (3.º ano)


E a Caravana retoma suas viagens em 2013!!!
Durante o período de 29/01 a 10/02 circulamos na região mineira da Zona da Mata, visitando as cidades de Cajuri, Viçosa, Lima Duarte, Juiz de Fora e Tebas (distrito de Leopoldina).

Participaram desta viagem os artistas: Cristiano Pena, Cícero Silva, Júnia Bessa, Mônica Andrade, Poliana Reis, Rosana Ferreira e Thiago Dornellas.

Foram muitos encontros, trocas, sentimentos e transformações...!


A viagem foi longa...

Chegamos em Viçosa no dia 29/o1 (terça). Fomos recebidos pela Rosângela, integrante do Ponto de Cultura Palmeira Pequenina com o qual estabelecemos uma parceria. Ficamos hospedados na Universidade de Viçosa. Fomos recebidos com atenção e cuidado pelas equipes do Ponto e da Universidade. 


No mesmo dia, fomos para Cajuri, onde é a sede do Ponto de Cultura. Orientamos uma vivências teatrais com crianças e adolescentes, Centro Esportivo Elmiro Miranda.





No dia seguinte, 30/01 (quarta), fizemos uma intervenção cênica no teatro de arena da biblioteca da Universidade Federal de Viçosa. Experimentamos um roteiro, batizado de "Conversa das Águas", iniciado em Belo Horizonte com o projeto Rua de Artesania. Figuras e panos coloridos ganharam vida nas peles e almas dos artistas cênicos, se derramando pela rua e arena da universidade. A recepção nos surpreendeu! Apesar da chuva, os estudantes acompanharam toda a apresentação. Alguns vieram nos parabenizar e saber mais sobre a proposta da ação.



 No mesmo dia, voltamos em Cajuri para dialogar com crianças e adolescentes relacionados ao público alvo do Ponto de Cultura Palmeira Pequenina. Eles toparam apresentar conosco,  circulando pelas ruas da região com uma intervenção que saiu do Centro Comunitário Vila Miranda (sede do Ponto de Cultura).  Com flexibilidade e muita garra, para driblar a chuva e falta de energia do som, apresentamos cenas, tocamos marchinhas e entoamos canções. Foi muito bacana.





O dia 31/01 (quinta) ficou reservado para reflexões, troca de informações entre os Pontos e viagem para Lima Duarte. Nesta linda cidade, próxima ao Parque do Ibitipoca, ficamos hospedados na sede da Cia de Dança Garotas Country Show. Visitamos o grupo no ano passado, após um convite que recebemos numa apresentação que fizemos no parque em Juiz de Fora. Estabelecemos trocas artísticas e comunicação via internet desde então. Foi com muita alegria que re-encontramos Carlos, Cíntia e toda a trupe de dançarinos(as).


No dia 01/02 (sexta) conseguimos mobilizar o Secretário de Cultura de Lima Duarte e a Primeira Dama (esposa do prefeito) para visitar a sede da Cia de Dança que, pela primeira vez, recebeu representantes do poder público. Eles foram recebidos pela Fanfalhaça e integrantes da Cia de Dança. Carlos e Cíntia mostraram os ambientes, falaram sobre a história da Cia de Dança. O Secretário falou sobre sua recém chegada na prefeitura e visitas a alguns eventos culturais. Nós falamos sobre a pauta política da cultura (Pontos de Cultura, Sistema Nacional de Cultura, Plano Nacional de Cultura), formas de viabilizar ações e projetos culturais, etc. Propomos organizar um encontro sobre gestão cultural, convidando todos os agentes culturais da cidade.


À tarde, orientamos vivências circenses: acrobacia e bambolê. Ficamos sabendo que as acrobacias que ensinamos no ano passado entraram para as coreografias da Cia, gerando belos momentos em suas apresentações. 


À noite, fizemos uma apresentação teatral na sede da Cia de Dança. Integrantes da cia participaram da apresentação, que teve convocatória de público, poesia, magia, dança, bambolês, máscaras e músicas.




No dia 02/02 (sábado) apresentamos no centro da cidade. Uma intervenção cênica-musical e palhacesca, com participação dos integrantes da Cia. Foi uma novidade para a comunidade que viu a "banda passar" com surpresa e atenção.





De tarde, um bate papo com Carlos e Cíntia sobre sustentabilidade e planejamento de ações culturais. A vontade dos coordenadores da Cia é ampliar suas atividades, atendendo mais crianças e convidando outras artes como a música. Os desafios são grandes, por isso o trabalho colaborativo é muito necessário. Para relaxar, malabares com bolinhas! Quem sabe essa técnica entra também para a apresentação da Cia?


No dia seguinte, fomos para Juiz de Fora. O destino? Circo Escola Carequinha, coordenado pelos palhaços Jamelão (Dolor) e Melancia (Sandra). Conhecemos o casal de mestres há tempos (desde 2007, aproximadamente) e foi a primeira vez que nos hospedamos no circo. Armamos nossas barracas debaixo da lona e assim pudemos conhecer um pouco mais sobre a vida do circense tradicional. 


Conversamos muito! Sobre histórias vividas, cenas de palhaço, figurino, maquiagem, gestão cultural, relações artísticas e profissionais... 


No dia 04/02 (segunda), fizemos uma intervenção artística na Escola Municipal Professor Augusto Gotardelo, que fica bem próxima ao Circo. Aproveitamos para convidar os alunos para participar das aulas do circo, que são gratuitas e estavam com as inscrições abertas.



De tarde, uma surpresa. A equipe do Programa Carona, da TV Globo Integração, iria visitar o circo. Participamos das gravações, colaborando nas demostrações circenses (como palhaços, claro!) e falando rapidamente sobre o nosso trabalho. Bom contribuir para ampliar a visibilidade do circo na tv! A apresentadora do programa gostou da experiência e prometeu voltar no circo, para aprender o tecido (técnica de acrobacia aérea).


No dia 05/02 (terça), os artistas Claudia e Domingos, colegas de Juiz de Fora, foram ao circo para trocas artísticas. Como a chuva estava forte, aproveitamos para fazer exercícios de teatro e palhaço debaixo da lona.



No dia 06/06 (quarta), fizemos uma intervenção cênica nas ruas próxima a Circo Escola Carequinha. Criamos figuras a partir de máscaras, levamos música e disposição para interagir e improvisar. A comunidade gostou e se surpreendeu com a ação na rua. Várias pessoas tiraram fotos no celular.





De tarde, rumamos para Tebas. A Tebas da história de Édipo, transformada em famosa peça teatral e mito central da psicanálise freudiana, fica na Grécia. E a graciosa cidade que visitamos fica em Minas Gerais, sendo um distrito de Leopoldina. É também a cidade natal de uma integrante da Caravana, cuja família nos acolheu com muito amor e dedicação.

Nesse mesmo dia, atuamos na praça, anunciando nossa chegada. 





As crianças se aproximaram para participar dos exercícios de aquecimento, bambolê e alongamento. Adolescentes e jovens deram boas risadas com o palhaço. Vimos que o teatro  de rua era uma boa novidade para as pessoas da comunidade. E logo uma amizade estava nascendo!

No dia seguinte, 07/02 (quinta), fizemos uma intervenção itinerante pelas ruas com a Fanfalhaça (fanfarra de palhaços e palhaças). 



O cortejo chamou a atenção. A diretora da escola nos convidou para apresentar lá e integrantes de blocos de carnaval nos convidaram para conhecer seus trabalhos.
Convites aceitos, claro!


De tarde, mais vivências teatrais e circenses na praça central. Desta vez, resolvemos experimentar o roteiro "Uma Casa Bem Assombrada". 




No dia seguinte, 08/02 (sexta), apresentamos na Escola Estadual Justiniano Fonseca. Cenas de palhaço, gag´s clássicas, malabares, música e magia. As crianças adoraram, inclusive aquelas que oram dentro dos adultos!



De tarde, mais um ensaio aberto na praça central.

No dia 09/02 (sábado), apresentamos o roteiro “Uma Casa Bem Assombrada”. Colocamos som, maquiagem, figurino, cenário e tudo de bom que o teatro de rua oferece. Foi mágico!




No dia 10/02 (domingo), despedidas, arrumação de malas e viagem de retorno.
Quantas histórias maravilhosas!... Descobertas, trocas e aprendizados mútuos...

Não deixem de ler a reflexão elaborada por Cícero Silva, sobre a viagem a Tebas. 
Na próxima postagem!

Agradecemos os artistas participantes, a equipe do Ponto de Cultura Palmeira Pequenina (Rosangela, Emerson e Melissa), funcionários da UFV (Michele e Geraldinho), equipe do Garotas Country Show (Carlos, Cíntia e família), equipe do Circo Escola Carequinha (Dolor e Sandra, palhaços Jamelão e Melancia) e a família da Poliana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário